26 setembro 2005

DESARMAMENTO

O Estado é o que detém o monopólio do uso da força física. Dito por Trotski e Weber em contextos diferentes, é o maior argumento para desarmar e garantir que a sociedade brasileira não continue se matando . O Estado está acima das emoções dos indivíduos.Mais do que efeitos práticos, a luta por desarmar as pessoas possui um efeito simbólico e pedagógico importantíssimo em favor da manutenção da vida. A educação ainda pode fazer com que se desenvolva o sentimento de que os problemas podem ser resolvidos sem o uso da violência. Veja outros argumentos que fazem parte da campanha pelo desarmamento, e se não ficar satisfeito, veja o filme Tiros em Columbine.
* Dos que reagem com armas, 90% se tornam vítimas da resistência.
* Quem usa arma sempre, tem mais chances de acertar o alvo.
* As armas não são causa da violência, mas a tornam fatal.
* 60% dos crimes são praticados por pessoas sem antecedentes criminais.
* Coibir o mercado de armas afetará o tráfico de drogas.
* A maioria das armas que circulam foram obtidas dentro do Brasil, compradas legalmente.
* O custo anual de internações por ferimentos de arma de fogo nas redes pública e privada chega a 140 milhões.
* No Brasil 30% das mortes por causas externas resultam de armas de fogo, e 25% de acidentes de trânsito. É o único país do mundo que não está em guerra em que se morre mais por arma que por acidente de carro, sendo que os índices por morte no trânsito no Brasil são os mais altos do mundo.
* Nos últimos 20 anos, a taxa de mortalidade por armas de fogo triplicou, passando de 7,2 para 21,8 mortes por 100 mil habitantes.
*De cada 3 pessoas internadas por ferimentos por armas de fogo , uma foi acidente com arma; no caso das crianças, 54 %.