02 junho 2007

Chavez e a RCTV.



Quando a Globo quer que acreditemos que Lobo Mau é chapeuzinho, ela não mede esforços. Pois então esta rede e congressistas da direita brasileira falam que Hugo Chaves teve uma postura autoritária ao quebrar a concessão ,eles desconhecem ou, pretendem encobrir a História recente da Venezuela.

É preciso dizer que quem realmente se portou como golpista foi a rede de TV venezuelana, ao apoiar o golpe contra Chavez (Abril de 2002), manipular imagens dos conflitos que antecederam à tentativa de golpe e comemorar abertamente a destituição do seu governo.

Uma concessão pública se esgotou após 20 anos , e um governo tem todo o direito de vetar sua renovação, se esta não atende aos interesses da maioria do povo venezuelano, é plenamente dentro da lei. É bom que se diga que esta é uma prerrogativa de todas as democracias.

Se há golpismo, esta postura foi sempre , escancaradamente das oligarquias e classes favorecidas deste país, sempre protegidas em seus atos espúrios , por esta rede de televisão.

Não é somente um ato de cinismo, as declarações da secretária de Estado dos EUA, na defesa dos nobres deputados da direita brasileira, C.Rice, é uma forma clara de esvaziar e dividir o MERCOSUL para abrir caminho para a ALCA.

Ao chamar o nosso congresso de “Papagaio dos interesses dos EUA” , Chavez acertou, pois a História republicana do Brasil mostra o quão de quatro esta instituição está para as intervenções em nossa economia , e por que não dizer, em nossa soberania.

É certo que, Chavez é um populista, no que tange a permitir a existência desta elite econômica venezuelana, continuar o frondoso comércio de petróleo com os EUA, e não promover a participação ativa dos movimentos populares em sua gestão,enquanto envia recados certeiros e felizes para o “Império”. No entanto Chavez, ao contrário de Lula , tem coragem para desarticular as redes oligárquicas locais. Quem neste processo afronta a Democracia são aqueles que desejam manter as feridas abertas da América Latina para o vampiro estadunidense.

Imagine só você ,meu caro leitor, se não mais se renovassem os direitos públicos de concessão da Rede Globo de televisão, esta emissora que tem compromisso com os desmandos das elites brasileiras desde que foi fundada.