31 agosto 2011

CAOS NOS TRANSPORTES PÚBLICOS DO RJ


Governador do Rio de Janeiro criminaliza de forma generalizada os transportes alternativos.Se aproveita o mandatário já que alguns,principalmente na zona oeste são ligados às milícias,companheiras de palanque do senhor governador, para fotalecer seus apoios políticos de empresários do ramo do transporte.

A Ilegalidade nos transportes públicos é o resultado direto da omissão do governador,facilitando a farra dos empresários de ônibus.Este senhor que nos governa junto ao seu boneco de louça Paes,pretende a extinção completa do transporte alternativo,até mesmo em lugares onde não há cobertura de linhas de ônibus.

Transporte público é concessão pública do Estado,não deveria estar a mercê das vontades de empresários por lucros fáceis. As linhas de trem do Brasil e do Rio de Janeiro, são as únicas que diminuiram de tamanho nos últimos 20 anos graças ao modelo rodoviarista adotado pelo liberal-desenvolvimentista JK.

O que é de responsabilidade direta do governo estadual,os bondes,ficaram por décadas abandonados até que começaram a matar.A associação de moradores de Santa Tereza,denuncia há muito este descaso do governo.

Existe a expectativa de que em 2014 o Rio terá 3milhões de veículos particulares,número que corresponde a metade da população.A corrida aos carros ou ao uso de transportes alternativos não existiria se o transporte público no RJ não fosse caótico.Isso sem falar no potencial hidroviário desprezado.

A ausência de políticas públicas sérias nos transportes públicos asfixia a qualidade de vida da população pobre carioca,que passa horas diárias em ônibus,que em lugar nenhum do mundo é considerado transporte de massa.Engenheiros de trânsito afirmam que construções de vias rodoviárias não solucionam problemas do transporte nas grandes cidades.

Presenciamos hoje no Rio de janeiro junto a tentativa de extinção dos transportes alternativos, a extinção da governabilidade e da moralidade pública.Só não serão extintas as relações libidinosas entre o público e o privado.