05 setembro 2005

Inútil e Subversivo

Em 1995 no jornal Inútil e subversivo(cacis-UERJ) escrevi o artigo abaixo.Veja se não se enquadra no momento atual.

IDEOLOGIA: FALSA CONSCIÊNCIA

Paira no ar a neblina do ópio, estagnador de mentes.
A fumaça do terror alienante, anestesia sentimentos ,pensamentos e ações.
A tempestade afunda embarcações dos marginalizados, enquanto portos seguros protegem os barcos poderosos.
"Representantes" dos trabalhadores tentam salvar o sistema ancorador, enferrujado e apodrecido, enquanto os que realmente produzem as ondas se afogam nas mesmas.
Paira no ar , o denso fedor da falsa consciência de si mesmos e das coisas. Homens, mulheres, crianças e velhos se intoxicam com o cheiro banalizador da expropriação capitalista.
Ninguém percebe que o maremoto engoliu à todos, e suas almas purgam pelas migalhas "salvadoras" do parlamento.
Em todo o planeta manipulam as crenças de fé justificadoras da razão burguesa.
Globalizaram a opressão, internacionalizaram a prisão de sentimentos, enquadrados que estão na lógica do mercado auto-regulável.
Sexo e prazeres são bestializados, e agora, não passam de meras necessidades de consumo,enquanto paixão e amor se encontram à venda nas bancas de jornais.
O Partido que nasceu das lutas dos trabalhadores, late mas não morde, domesticado que está pelo desejo de gerir o caos , ainda que uma minoria sincera, porém iludida, lance flexas sem rumo, sem direção.
No cenário da tragédia, o PT pensa que é protagonista da mudança, mais não passa de um figurante que contribui na novela do controle social, de tão responsável que é, pela sustentação da Farsa da Legalidade.
Participam do jogo sem saber ( será mesmo que não sabem?) que o tabuleiro pode ser virado a qualquer momento, pois as regras seguem a norma dos fabricantes das leis da oferta e da procura, das intervenções coercitivas de um sistema monetário internacional que oferece a pobreza para se dividir entre os miseráveis.
O sistema que joga no ostracismo a verdade do seu própio esgotamento, apesar da força não vai calar nunca àqueles que dizem que é mentira a verdade que eles criaram.