31 outubro 2010

Com que roupa eu vou,pro samba que você me convidou?


A peleja do segundo turno já se encaminha para o final  neste jogo sujo e despolitizado,construtor de falsas polêmicas que não promoverão à dignidade aos mais pobres.

Já aqui me derramei em lágrimas a perda do PT por parte da classe trabalhadora para os sorrisos eufóricos dos banqueiros e latifundiários,isto desde 1994,quando seu programa já apontava por abrir mão do caminho socialista em troca da gestão do Estado burguês.Os números comprovam http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5118/9/

Mas preciso me posicionar quanto há de mais novo ou de mais arcaico se apresentando nestas eleições.
Serra desenterra valores escondidos há tempos,provoca os sentidos dos mais conservadores e levanta,não uma onda azul,mas uma avalanche conservadora ,despudorada e preconceituosa.

Se ideologicamente  não há antagonismo entre os dois candidatos(basta lembrar da privatização "à francesa" da petrobrás praticada por Lula) me assusto com a defesa de valores culturais que julgava enterrados pela sociedade brasileira,principalmente pelas classes médias. Descaradamente Serra se apresenta como tutor das falácias de grupos extremistas de direita, apregoando o apocalipse vermelho caso haja vitória de sua adversária.

O apelo à "moral e bons costumes" de sua campanha lembram o caráter das campanhas que derrubaram Jango e Salvador Alende,com conteúdo abertamente fascista,tendo como canal livre a imprensa (Veja,Globo,F.SP...) que remontam capas de suas publicações da década de 1960.

Ao fascismo de Serra e sua trupe lembro que Horkheimer da Escola de Frankfurt nos alertava que o fascismo era o liberalismo que perdia seus escrúpulos.Aos liberais petistas restam suas bandeiras neo-coorporativistas que de nada socialistas possuem,mas se escondem sobre a ocupação estalinista do aparato estatal.

Lula é o sonho do perfeito controle social,da cooptação de lideranças dos movimentos sociais,do enquadramento dos anseios populares dentro da ótica das migalhas.
A pergunta que não quer calar entre a esquerda socialista é,qual a diferença entre o neo-fascismo do PSDB e o neo stalinismo-oligárquico do PMDB?

A ofensiva fascista de Cabral(PMDB) de criminalização dos movimentos sociais,de perseguição e arrocho aos funcionários públicos no Rio de janeiro é o exemplo mais claro de nenhuma confiança pode ser depositada nesta legenda.

Apesar de todos gigantescos pesares,Dilma acaba representando neste o momento o antifascismo representado pelo PSDB/DEM  e o voto crítico se justifica.

Domingo com Dilma,segunda-feira estaremos nós trabalhadores e excluídos deste país com a tarefa da organização e mobilização para barrar as políticas do mercado financeiro e agronegócio.