16 outubro 2005

Los Hermanos

Há qualquer coisa de velho nos Hermanos. Nostálgico no som que lembra pelos sentidos , pois não há razão neles. Sentimental dizem eles, é o Amarante, porém o Camelo passa neste disco ruminando uma dor. Dor de progressivos, de mineiros, de décadas de 60 e 70, de Vandré, de sintetizadores existencialistas, de múltiplas influências. Ferreira Gullar, o poeta, diz que apesar da morte das vanguardas a Arte continua a se reproduzir, ou melhor , a se produzir. Nestes tempos pós-modernos, onde tradição e modernidade se enlaçam, neste mundo de ilusões midiáticas, da supervalorização da estética-espetáculo, do fragmentado e especializado, os Hermanos se reinventam, se reconstroem dos cacos do sucesso de "Ventura" e da valorização momentânea da indústria cultural de massa, e produzem Arte, pois são Artesões preocupados com os detalhes que vão inebriar os sentidos de quem os ouve. "Eu preciso andar um caminho só, vou buscar alguém que nem sei quem sou".Que a procura seja sempre neles o sepultamento da mesmice enquadradora. Se lessem isto, diriam, como disseram, que "as pessoas estão pesadas, falta leveza". Este disco 4 é denso mas não um peso, é "Vento" que acaricia em um "Horizonte distante" pertencente à memória sensível.

Encomenda

Todos que viajam para os EUA tem uma bagagem gigantesca na volta por causa das listas de compras de parentes e amigos.Pois é, minha cunhada vai para lá e eu lhe dei uma lista de antigas perguntas para ela me trazer as respostas dos especialistas da maior potência do mundo. A seguir as perguntas que foram formuladas por Eduardo Galeano: aos Geógrafos, por que se chama América este que é um dos continentes americanos?
Aos sociólogos,por que uma sociedade tão livre tem o maior número de presidiários do mundo?
Aos psicólogos, por que uma sociedade tão sã engole a metade dos psicofarmácos do mundo?
Aos médicos de dietas, por que o maior número de obesos no país que dita o cardápio dos demais países?
Aos estrategistas de política externa, se os senhores têm, aí pertinho, uma ilha onde estão à vista os horrores do inferno comunista, por que não organizam excursões ao invés de proibir viagens?
Aos signatários do tratado de livre comércio ,se agora está aberta a fronteira com o México, por que morre mais de um mexicano por dia querendo cruzá-la?
E aos especialistas em direitos trabalhistas, por que Mc Donald`s e Wal-Mart proíbem os sindicatos em todos os países onde operam?
Aos economistas, se a economia duplicou nos últimos vinte anos, por que a maioria dos trabalhadores ganha menos do que antes e trabalha mais horas?
Aos responsáveis pela saúde pública, por que proíbem que as pessoas fumem, enquanto fumam livremente os automóveis e as fábricas?
Ao general que dirige a guerra contra as drogas, por que as prisões estão cheias de drogados e vazias de banqueiros lavadores de narcodólares?
Aos diretores do FMI e do Banco Mundial, se este país tem a maior dívida externa do planeta, e deve mais que todos os países juntos, por que os senhores não o obrigam a cortar gastos públicos e eliminar subsídios, [como fazem com os latino-americanos em suas receitas] ?
Aos ambientalistas, por que os que aqui governam falam sempre no futuro do planeta, enquanto este país gera a maior parte da contaminação [poluentes] que está acabando com o futuro do mundo?
Aos cientistas políticos, por que os que aqui governam falam sempre em paz, enquanto este país vende a metade das armas de todas as guerras?
Veja lá cunhada, se você vai esquecer da minha encomenda.