05 março 2006

ALETHEIA


O termo Aletheia significa a busca da verdade através do conhecimento.Tem origem na antiga Grécia,onde esta rivalizava no espírito humano, com a Aretê, que significa a busca da verdade através da religiosidade.

De certa forma, esta dicotomia foi resgatada pelos renascentistas e posteriormente pelos iluministas e atores sociais das Revoluções burguesas do século XVIII, com o objetivo de afirmar a ciência como condutora do progresso da humanidade e a eliminação do poder político da igreja católica medieval e absolutista.

Com as Revoluções burguesas, era preciso mudança radical na política, na arte, na cultura, na educação, de forma que, a sociedade nova fosse criada à imagem e semelhança das novas classes proprietárias.

Em todo este precesso, se reafirmam as ciências, como condutoras da "verdades" a serem perseguidas pela humanidade.

A sacralidade das ciências(naturais e sociais) esvazia o peso das indagações filosóficas, atribuindo à experiência e às experimentações, a forma totalizadora do pensamento humano. O Pensamento e o Conhecimento viram sinônimos de técnica.

Todos aqueles que dominam o conhecimento, são aqueles que dominam as técnicas, os métodos de investigação ciêntífica.

Os templos mais poderosos são as universidades que possuem os sacerdotes do pensamento "verdadeiro", científico.

A Ciência-Deus e seus sagrados sacerdotes, produziram, é verdade, um avanço tecnológico admirável.
O tempo é engolido pelas novas transformações tecnológicas. A biotecnologia e a informática produzem cifras incontáveis todos os dias, mas somente para alguns.

O lucro é o horizonte a ser alcançado, o Homem se torna escravo das coisas e o consumo,é o mandamento a ser respeitado e perseguido.Especialistas são reverenciados: se estiver acometido por um problema de saúde, procure um especialista ortopédico de dedo mindinho - Não senhor ,eu não cuido de "fura-bolos" ou "cata-piolhos",procure um especialista.

Trataram de produzir disciplinas escolares, recortes arbitrários de ciência, que muitas vezes são tratados pelos Mestres como se fossem o objetivo da educação formal. O iluminado detentor de informações apreendidas em cinco anos de deglutições pseudo-verdadeiras nos cursos de graduações nos Templos da Verdade.Doutorados e mestrados que aumentam a renda e promovem o Status social que os diferencia dos demais. A busca do diploma para as classes médias e os mais favorecidos economicamente, é a busca do perdão nos novos confessionários,resgatando a ideia dos antigos títulos de nobreza distribuidos aos novos nobres,colaboradores do reino.

A técnica fragmenta o pensamento. Pensar em partes, ser especialista, significa saber muito e quase nada do todo a volta.

A alienção é o resultado. Estar alienado é estar fora, é ignorar o restante, o outro.

Vivemos em tempos onde os avanços tecnológicos e científicos produzem instrumentos e aparelhos úteis e maravilhosos. A ciência humana orgulha os céus, mas os valores e princípios éticos universais não acompanharam a mesma velocidade dos avanços científicos.O mecado é o Deus, o consumismo a oração. 

Será que o planeta suportará às demandas de consumo? claro que não. Mas também o poder de consumir não é , e não será, permitido a todos.Temos 3 bilhões de de excluídos da festa.Um poeta da baixada fluminense disse certa vez: "O futuro não é blade-runer , o futuro é Mad Max".A luta pelo acúmulo de riquezas vai fazer sobrar para todos , o nada.

Os estatutos da ciência limitam o pensamento, que libertariam os bilhões das amarras da condição de submetidos à lógica do mercado. A reflexão filosófica promove a volta ao ninho do pensamento técnico-científico. Será o conhecimento a serviço da humanidade como um todo. A dialética filosófica liberta a criatividade das celas fragmentadoras do pensamento.Mesmo as Ciências Sociais não deixam de ser exatas, quando submetidas às estatísticas(o novo terço religioso). Nem a interdisciplinariedade é o caminho, pois a base continua a ser a ciência. 

A Aletheia, enquanto o caminho das verdades a partir da reflexão filosófica, e a Aretê, devem ser os modelos de construção do conhecimento, pois levam em consideração, o ser humano em todas as suas dimenções.

O ser humano integral capaz da autonomia que permitirá a auto-libertação e a correção dos rumos da humanidade.