14 janeiro 2010

HAITI


ACOMPANHE O DIÁRIO DOS PESQUISADORES DA UNICAMP QUE ESTÃO NO HAITI:
  http://lacitadelle.wordpress.com/ 
 
Neste momento de extrema tristeza pelo terremoto que destruiu Porto Príncipe no Haiti devemos utilizar este momento para provocar  o sentimento de solidariedade mundial como nunca antes visto. Gastam-se bilhões na intervenção militar(O Brasil dirige esta intervenção há cinco anos) para a garantia das instituições e da ordem, sem que se tenha visto algum avanço na área social. 
 
Salários miseráveis(equivalente à 115 reais) e multinacionais do setor textil que auferem lucros fabulosos não permitiram nenhum passo a frente no estado de miséria que vive o povo deste país. 75% da população vive com menos de 2 dólares por dia e metade da população não recebe nem um dólar diário para sua sobrevivência.
 
A tragédia natural parece dar continuidade à tragédia capitalista-imperialista que esta nação sofre, desde à colonização, francesa , espanhola e estadunidense até as ditaduras da família Doc, a qual fecharam os olhos o mundo com relação a uma das mais cruéis ditaduras da História. Segue-se hoje a colonização por força das novas armas de dominação, a ordem econômica de manutenção da exploração do suor do povo. As ajudas humanitárias por parte das nações não podem ser menores do  que se gasta hoje para salvar o sistema financeiro( 25 trilhões de dólares). A ONU gastou nos cinco anos de ocupação militar do Haiti 3,5 bilhões de dólares e agora “oferece”10 milhões de dólares para a ajuda às vítimas. 
 
Devemos esperar destes acontecimentos uma inversão de prioridades, para que o ser humano esteja antes dos lucros, para que se crie uma cultura de verdadeira solidariedade que una povos à despeito de uma globalização que une o grande Capital no sentido de manter de pé, este caquético e contraditório sistema capitalista.