26 outubro 2008

Recado das urnas.

Falar que a credibilidade dos políticos profissionais é baixa é "chover no molhado", todos sabemos disso.

As propostas e promessas fogem às possibilidades do neoliberalismo que engessam o Estado, tornando-o incapaz de atuar para inverter prioridades: a prioridade dos neoliberais é o de dispor do dinheiro público para o financiamento da burguesia e da burocracia política que se mantem no poder ao ter em troca o financiamento de suas campanhas eleitorais.

A crise econômica mundial demonstra a falência do neoliberalismo diante das necessidades sociais que são gigantescas. Alguns profissionais da política, como Lula, que possui uma história de luta contra esta ordem social, se enquadra e se domestica ao sistema que combateu outrora.Como o "advogado do diabo", dispoem de sua biografia para obter as vantagens que o mercado oferece.

Lula oferece a ordem social-política, a integridade das instituições juridico-políticas liberais-democráticas em troca de benefícios impublicáveis.

O que os incompetentes do PSDB foram incapazes de fazer para manter a marcha do desenvolvimento do capital com concentração de renda sem gerar indignação social, o PT faz(pelo menos por enquanto) , manter o povo e os trabalhadores organizados como cordeiros obedientes às regras do falido capitalismo.

O elemento novo na brincadeira do capital é a abstenção eleitoral. O sistema que legitima a ordem econômica, já não mobiliza tantos, e os cães de guarda(políticos profissionais) dos senhores do dinheiro, já não conseguem enganar a todos como faziam com suas promessas em tempos de eleição.

As últimas eleições demonstram.Vinte por cento de abstenção eleitoral no Rio de Janeiro,dezoito por cento em São Paulo e dezesseis em Belo Horizonte, só para citar algumas capitais,deveria começar a dar calafrios nos intelectuais-defensores do sisitema e da ordem política.Para a que a própria defesa da Democracia não se torne algo impossível, é bom que os dirigentes comecem a romper os laços com o "Estado mínimo", a opressão e exploração dos trabalhadores e fazer algo para que a água da banheira não seja jogada fora junta com o bebê.Isto, sem contar com os votos nulos.

O povo mandou seu recado nas urnas.Para quem sabe ler,pingo do i é letra.