17 janeiro 2013

"Pré-fácil" : "Contos de amor,de loucura e de morte."










O psicanalista, escritor e anarquista Roberto Freire disse certa vez que a vida não faz sentido.O que tem importância é o amor.É este sentimento que se contrapõe à morte e não a vida em si,vazia de aspiração e de sentido.

Horácio Quiroga em seu livro "Contos de amor, de loucura e de morte” constrói narrativas que inspiram a ansiedade de se seguir até o final do texto,suspendendo a respiração de quem o lê.

Os três elementos,amor,loucura e morte se misturam a todo momento em cada conto.A irracionalidade e a dor são o núcleo do amor,da loucura e da morte.

Não há explicação filosófica que permita precisão na explicação de cada um.Em cada conto,quando o eixo é um,os outros dois perambulam em uma conexão que leva os outros juntos.

A loucura,como ausência da incorporação do indivíduo das regras morais e sociais é o fio condutor do amor que se transborda em dor.Na loucura e no amor,a morte é fronteira e limite que ameaça  a existência.

Vale a pena passear por esse clássico,que envolve as dores que os homens carregam durante a vida:amor,loucura e morte.São os limites impostos em tempos de racionalidade -ou irracionalidade- ,elementos que encantam um mundo em desencanto com as escolhas que fez.

Este livro de Quiroga é um fantástico passeio pela alma e dor humana,onde,como diz o próprio autor,cada personagem é "carregado pela mão" até o seu destino com muita tensão,e junto com eles,uma prosa perfeita carregada da amargura humana e de um valor estético irrepreensível.