De tanto quanto se falou sobre educação,não se pode esquecer que qualquer que seja a trasnformação(urgentemente necessária!) nesta área,passa necessariamente por uma mudança de postura do Estado para que a sociedade possa valorizar realmente sua importância.
A postura cínica de alardear mudanças sem que o professor ,mola mestra da educação,seja valorizado em seus salários,continuará deixando um saldo bastante negativo para os mais pobres.
O Rio de Janeiro tem as piores médias de avaliação do Brasil,só estando à frente do Piauí.Os baixos salários da rede estadual fazem com que os professores tenham uma carga horária exaustiva,pois vão procurar à rede privada ou outras atividades para compor seus salários.
Acompanhe aqui algumas postagens feitas através do twitter,o qual lhe convido a conferir diretamente.
Acesse clicando aqui: @wallacecamargo
- Qual o objetivo da escola prof. P.Freire?-A escola deve ensinar ao aluno a “aprender a ler o mundo”!
- Educar para a autonomia do refletir está muito distante do modelo cientificista/conteudista de disciplinas escolares.
- Analfabetismo funcional é a garantia de que tudo continuará como está.Sem autonomia do pensar não há mudanças.
- A escola brasileira deforma em vez de formar.Ela está à serviço da sanha por lucro do mercado.
- Ideologia,enquanto falsa consciência do real, e educação são duas faces da mesma moeda do projeto das classes dominantes.
- Paira no RJ o denso fedor da falsa consciência da realidade!
- “A cabeça do oprimido contém a cabeça do opressor”.Paulo Freire.
- Para Durkheim,a escola é ferramenta essencial p/ incorporação de valores e regras sociais.Para o bem ou p/ o mal.
- Não há debate sobre qualidade em educação que não passe pela valorização dos professores.Cabral é fascista ou “farsista”?
- Projeto de escola pública da classe dominante é para formar “apertadores de parfuso” em plena era das supertecnologias e microbiologia.
- Tímidos os projetos em políticas públicas em educação p/os próximos anos.Faz parte de estratégia de controle social da classe dominante.