17 julho 2006

Conflito no Oriente Médio.

O ataque do grupo xiita Hesbollah à Israel e sua contra-ofensiva cruel, pode destampar de uma vez a panela de pressão, generalizando os conflitos pela região. Claramente bem armado, presente no governo do Libâno , e com muita popularidade neste país, o ataque do Hezbollah, pode ser interpretado como um ato de solidariedade aos palestinos presos por Israel. A respostra de Israel tem provocado a morte de muitos libaneses e abalado a infra-estrutura econômica deste país. O governo do Libâno tem tanto controle sobre o Hesbollah quanto o Estado Palestino sobre o Hamas, ou seja, nenhum.
Um misto de omissão e sustentação política e econômica dos EUA com relação à Israel, é a causa dos conflitos que se desenvolvem na região desde a década de 90. Israel é o braço estadunidense na região e a sua saída do Oriente Médio, tanto das tropas quanto da interferência política, é condição fundamental para que se abram condições de acordos de paz .Mas não parece que os EUA assim o deseje. Os Eua acusam o Irã de financiar estes grupos terroristas e de desenvolver armamento nuclear. Tio Sam é o maior Estado terrorista do planeta e usa de pretextos para o enfraquecimento de qualquer grupo ou Estado que se torne possível liderança local. Por outro lado, especialistas apontam que Israel não suportaria mais esta frente de batalha, o que permitiria a intervenção direta dos EUA e do próprio Irã.
Como sempre sofrem os mais humildes, como se observa a falta de alimentos para os libaneses civis, atacados indiscriminadamente por Israel.
A paz virá com a ausência dos EUA e o imediato reconhecimento por parte de Israel de que Gaza pertence aos Palestinos , ou terão que se responsabilizar, mais uma vez, por milhões de inocentes mortos .

36 comentários:

Vinicius Caldeira disse...

Belo texto. O que está acontecendo no Líbano é um crime contra civis inocentes. Nunca foi provado que o governo do Líbano apóia o Hisbolah e ainda assim Israel lança bombas contra os libaneses.

O país acaba de ser reconstruído após anos de guerra e Israel ataca a infra-estrutura do país, prejudicando a população, o turismo local e gerando prejuízo econômicos ao Líbano.

Os EUA e a UE cinicamente apoiam o Estado terrorista de Israel alegando o direito de defesa dos sionistas. Ao mesmo tempo deixa a população libanesa à mercê dos ataques. A ONU continua agindo como uma secretária eletrônica do governo americano.

Sinceramente, não sou a favor de nenhuma guerra, mas espero um dia ver o Estado de Israel extinto ou sendo pôsto para fora do Oriente Médio.

Gustavo Gomes Silveira disse...

Apesar de pouco provavel Wallace~a única saída para o conflito seria a voltas às fronteiras de 1967, por parte de Israel e em contrapartida a aceitação do Estado de Israel pelos países árabes.

Vozes da América disse...

O Estado Nazisrael, vem cumprindo a risca as determinações de seus mentores estadunidenses e provocando mais uma ação terrorista. A mulher bomba dos EUA - Condolezza Rice - disse na semana passada que "o mundo árabe deve ver esses acontecimentos como um parto que fará ressurgir um novo oriente médio democrático". Acho que isso diz tudo! Que Alah vença essa guerra contra o mal!

Anônimo disse...

masacre de inoçentes iran siria hezbolha. que invadio israel e sequestro soldados em? que jogava foguetes diariamente sobre civies inocentes matando indiscriminalmente foi hezbolha finançiado pelos sirios iran.que se esconde atras de civic inoçentes os covardes de hezbola.nazisiria naziiran vao sumir da mapa hezbola nazi vao pereser junto com os comeines .israel vençera vai ser david contra golias lembram israel povo escolido por deus que for contra pereçera verao malditos nazistas hezbolas covardes.

Anônimo disse...

o povo libanes contra hezbolha nos libanezes sofremos por cauza de voçes .voçes estao acabando conosco nao israel voçes começaram e querem acabar com libano porque nao enfrentam os israelenses de frente so se escondem atras de hospitais greches escolas.atiram e fogem como ratos no esgoto vamos voçes se dizem valentes entao enfrentam os israelenses de frente e deixam povo em paz .ibrhim koffi

Anônimo disse...

faz me rir hezbola mata hezbola atira hezbolha se esconde mata mulheres crianças velhos .atira atras de hospital hezbolha foge.so valente mas me escondo .hezbolha .joga foguetes me escondo so libertador. defendo os libanezes gloria so hezbolha mato crianças velhos mulheres so valente mas me esconde esto no irannazi.filozofia de covardes mostram a verdade so a verdade hezbolha

Anônimo disse...

lideres de hezbola porque nao estao na frente pra lutar so se esconde atras do naziiran siria .so aparecem na tv como os patetas so agitam mas mandam os cuitados pra batalha a vao ter 120 virgens se morrerao.vao direto pro inferno onde satanaz esta esperando por eles enquanto os agitadores se escondem la no irannazi.que esta escrito no alcorao so amor nada de matansa . entao cade o amor que esta escrito. no alcorao.vermes

Wallace Camargo disse...

Compreendo seu desabafo. O povo de Israel, assim como os Árabes não merecem os dirigentes que possuem.É preciso que haja uma negociação definitiva, sem interferência dos EUA e que, os povos Árabes sejam dirigentes do seu próprio destino, sem suas classes dominantes que os oprimem e utilizam a religião como ferramenta ideológica.Só reconhecendo a parte que cabe aos àrabes no Oriente Médio pode se iniciar um processo de paz.

Wallace Camargo disse...

PARA O INÍCIO DA PAZ:

SUSPENSÃO IMEDIATA DOS BOMBARDEIOS.

RETIRADA DAS TROPAS ISRAELENSES DO lIBÂNO E DA PALESTINA.

SUSPENSÃO E RETIRADA DO BRASIL DOS TRATADOS DE LIVRE COMÉRCIO DO MERCOSUL COM ISRAEL.

SUSPENSÃO DAS RELAÇÕES POLÍTICAS COM ISRAEL.

Jean Pedernet disse...

O Estado de Israel está cavando sua própria cova. Assim que os árabes perceberem o valor da unidade na luta, o estado terrorista de Israel será banido do mapa.É melhor que pare de ser o canal de consecução dos interesses dos EUA, ou se não, já era.

Anônimo disse...

realmente tu é um ignorante nato. sem brincadeira, não sei como tens coragem de colocar isso ai em rede. em primeiro lugar, vês israel como um subordinado dos eua. israel nao é subordinado e muitas coisas que os eua pediram para fazer, ele nao fez. isso têm provas. em contra-partida, um país protegido pelos eua é a arabia saudita, que vende petróleo pra eles. a arabia saudita apóia os palestinos. agora, outra coisa: o estado de israel já aprovou, há um ano, gaza como territorio palestino, assim como a cisjordania. só falta agora haver uma eleição decente e que se construa o estado palestino. as terras estão ai. burro.

Wallace Camargo disse...

Olha! Você anônimo, é mais um defensor da democracia enquanto imposição.Israel continua controlando o território palestino,Gaza inclusive. São milhares de mortos por conta da intervenção isrelense, sob a tutela dos Eua,inclusive, o mundo reconhece este fato.Você que é "inteligente" anônimo,deveria estar mais informado.Para isso continue a nos visitar, para nos trazer à "luz" dos conhecimentos.

Rodney Jansey disse...

A Arábia Saudita não apoia a luta palestina como disse aquele sujeito que não quer se identificar.Aliás , deveria ele, nobre defensor da democracia, defende-la na própria arábia e nos eua, país onde quem ganha eleições não leva.Inacreditável que exista algúem, como este anônimo, que ainda defenda a geopolítica estadunidense!

Ah ah ah! disse...

AH ah ah! o sujeitinho anônimo que comentou aqui acha que Gaza está livre e disponível para o Estado palestino.O que ele anda lendo? O pequeno príncipe? ah ah ah.

Márcio Tibiriçá(seu ex-aluno) disse...

Como a "Miss Brasil anônimo" aí de cima existem muitos por aí. A verdade é que, o encanto da sereia da indústria de massa dos Estados Unidos, controla muitas mentes. A desinformação é um entrave gigantesco para que se mude a versão oficial da História.

Marcelo disse...

O cara aí (anônimo) disse que as terras de gaza estão livres para os palestinos,eh eh ehe.É provável que acredite também que Lula é de esquerda,papai noel,coelhinho da páscoa...

Patricia Queiróz(tua amiga do Orkut) disse...

Teu texto é bom e preciso.A tua estética se transforma de um texto para o outro -acompanho você desde o início- mas tua escrita, além de me informar,me delicía.

Gustavo Gomes Silveira disse...

Volto a comentar.
Insisto que a única chance de paz no oriente médio é o reconhecimento de Israel pelos países árabes (incluo aí os Palestinos) e a devolução dos territórios , ilegalemnete, ocupados por Israel, ou seja, devolução de gaza (por completo), cisjordânia e colinas de Golã e a divisão de Jerusalém.
Infelizmente acho pouco provável que isso aconteça.

Alberto disse...

As origens dos conflitos no Oriente Médio estão na criação do Estado de Israel, sem que fosse promovido o Estado palestino.Concordo com a divisão de Jerusalém e a devolução dos territórios anteriormente palestinos.

Anônimo disse...

Deixem Israel em paz!

Anônimo disse...

Lúcido você , na sua análise.
Parabéns.

Carlos Fernando Braga

Anônimo disse...

geente quem é que vai querer saber disso
?

Anônimo disse...

coitado dos libaneses

Anônimo disse...

coitado dos libaneses

Anônimo disse...

Gostei do texto,muito bom.
Sempre achei que se os EUA parassem de interferir nas guerras do oriente médio,a paz seria um pouco mais provável.

Anônimo disse...

Very same day set up personal loans tend to be a make of payday cash
loans offered for a four week period interval through urgent problems.
They don’t need to have the evidence of situations’ crisis,
or they desire surety, credit report neither other things.
You could program a secondary, various significant products and services
or even go over your company payments – Same exact working day setting up mortgages can
assist you in any cases. Today all these borrowing products are available internet.



Stop by my homepage ... pożyczka na dowód

Anônimo disse...

Same day time installing loans really are a sort of payday cash advances made available
for a 30 days phase during unexpected emergency conditions.

Many don’t have to have the actual proof situations’ urgent situation, or they must be given surety, credit ratings neither other stuff.
You may plan a secondary, quite a few vital purchases or even just protect your business
fees – Same exact day installment lending options can help you in
any occurrences. Presently most of these financial loans are accessible online.


Take a look at my web site; pożyczki pozabankowe

Anônimo disse...

Exact same working day sequel financial products tend to be a variety of
pay day loans granted for the 4 weeks interval around urgent situation conditions.
That they don’t involve your proof situations’ crisis, neither of the 2 they
might need surety, credit history none other things. You might package if you want
a, a number of crucial purchases as well as include your
online business obligations – Equal evening payments financial loans will let in
different instances. At this time these kind of lending options can be bought on line.


Feel free to surf to my website: chwilówki

Anônimo disse...

Identical daytime installation financial products are actually a make
of cash loans delivered on a week span inside unexpected
emergency conditions. Individuals don’t necessitate your evidence of situations’ unexpected,
none they want surety, credit history not other things. You'll program a secondary, a lot of critical purchase and also deal with your enterprise prices – Similar evening set up personal loans will allow you in different events. Today those financial loans can be obtained over the internet.

my homepage; kredyty chwilówki

Anônimo disse...

Comparable afternoon fitting financial products will be a sort
of cash advance loans supplied to get a week interval on emergency cases.
They will don’t demand the evidence of situations’ unexpected
emergency, none they are worth giving surety, credit
ranking nor other things. You can schedule a secondary, some critical expenses or perhaps cover your corporation prices – Equivalent morning installment financial loans will assist you in any occurrences.

At present these types of mortgages are presented internet.



Visit my webpage ... pożyczki prywatne

Anônimo disse...

Exact same evening payment fiscal loans really are a type of payday loans available in a month timeframe within catastrophe events.
They don’t involve this proof situations’ critical, niether they require
surety, credit profile not other stuff. You can
schedule a holiday, quite a few fundamental buys or perhaps cover up your enterprise expenditures
– Identical evening installation borrowing products will
let you in any incidents. Right now those personal loans can be purchased on the
net.

My homepage; kredyt bez bik

Anônimo disse...

Identical day time installment mortgages
usually are a form of cash advance loans provided for that
thirty day period interval around unexpected problems.
That they don’t have to have your proof situations’ unexpected, neither of them needed surety, credit
score neither other stuff. You'll schedule a holiday, quite a few essential expenditures or perhaps include your business interest payments – Similar moment installment financial products will let you in different incidents. Currently these kinds of borrowing products can be bought online.

Feel free to visit my blog post :: szybka pożyczka

Anônimo disse...

At the moment rated #one on the greatest sellers list for digital media gadgets on Amazon.

All 3 of the devices take care of high-definition streaming video, although the XD is the most reasonably priced with 1080p capability.
Air - Play will also be coming quickly on Airplay-enabled speakers
and stereo methods.

Feel free to visit my website :: roku 2 xs

Anônimo disse...

However, there may be an opportunity to
take AP courses at another school or online during the regular
school day. The Chromebook is also sleeker
and includes a more vibrant screen. If the system is just in sleep mode then the resume
time is instant.

My website: samsung chromebook

Anônimo disse...

Generally speaking, customer feedback based improvements made everything
much easier to handle. The Olympus E-3 contains a two and a half inch LCD screen, which is just a
little bit smaller than its competitors, however,
this didn't bother me. This comes in specially handy when driving a car and you have a i - Pod Touch stand with you so you can easily slip your phone into that and not worry about it getting damaged in any manner.

Here is my web-site; canon 5d mark iii review

Anônimo disse...

However, with a mobile phone, you will have to be acutely aware of
your surroundings. Music player, P503 supports a variety
of media formats. Dagar's invention will use quite the same technology.

My homepage galaxy s4