27 outubro 2006

Nunca foi tão fácil escolher um lado.


A subida de Lula nas pesquisas, e sua provável vitória, é dada pela mudança no tom do discurso de sua campanha. Digo tom, pois o conteúdo do governo não possui ligação com sua campanha.

As acusações contra o PSDB, de terem entregue o patrimônio público ao grande capital, são verdadeiras. As privatizações de empresas - lucrativas ou as sucateadas propositalmente , quando subsidiavam à preço de custo à burguesia - sob o falso argumento de que sobrariam recursos para investimentos sociais - se mostrou ,como revela a realidade social , uma falácia.

Mas não posso deixar de demonstrar algumas contradições no discurso de campanha de Lula. As Parcerias-Público-Privadas (PPPs), entregam serviços públicos para a exploração privada, uma espécie de privatização envergonhada, à “francesa”.
Os dez milhões de empregos prometidos não poderiam ser gerados , na medida que as taxas de juros altas visam beneficiar os lucros de banqueiros, apesar do compromisso do programa com a burguesia brasileira.

O superávit primário, acompanhado da lei de responsabilidade fiscal, impede investimentos sociais, garantindo assim, o cumprimento das diretrizes do FMI.

Por que a campanha de Lula não se pronuncia sobre as reformas trabalhista e previdenciária? chamada de flexibilização de direitos , ou de superação de um falso déficit da previdência, se traduzem em ataques aos trabalhadores, à direitos conquistados pelas lutas contra a exploração , desde a década de dez do século XX.

O novo “queremismo”(campanha democrática de Vargas) soa falso até mesmo aos mais inocentes cidadãos.

Quanto ao próximo governo Lula, pelo desenho das alianças, e peso hegemônico, podemos dizer que será o governo do PMDB. Esta frente partidária que abriga, de representantes da oligarquia à FIESP.

Poderia ficar aqui escrevendo por dias apontando a farsa de Lula e do PT, mas é preciso denunciar que o PT é a direita moderna. Adota os princípios liberais, e ao mesmo tempo, controla e asfixia setores importantes do movimento social, cooptando com cargos ,lideranças destes movimentos e usando a retórica das reformas gradativas(etapismo) para segurar suas antigas bases sociais.

É correto afirmar o quão espúrios são os princípios do PSDB-PFL, que prepararam o Brasil para inserção submissa à globalização econômica. Mas a máscara de esquerda do PT já caiu há pelo menos dez anos. A História do PT, suas bandeiras de luta, não pertence mais ao presente, mas ainda enganam até setores importantes da classe média.
O assistencialismo barato do bolsa família não pode ser, e não é, política social em nenhum governo sério da História da humanidade. É política de contenção da panela de pressão da miséria e pobreza que crescem, principalmente nas metrópoles, como atestam as pesquisas recentes, logicamente não mostradas no Jornal nacional nem em programas eleitorais. O Pt se transformou na maior ferramenta do grande capital , de controle social , administrador dos interesses do mercado financeiro, enquanto mantêm a mão-de-obra mais barata da América Latina, para o prazer das multinacionais.

A Democracia que se apresenta, democrático-burguesa, não merece confiança, pois é um meio eficaz de garantir a legitimidade da maioria à continuidade da dominação de classe. Portanto o voto nulo se torna cada vez mais legitimo, quanto mais se excluem as alternativas ao sistema do capital e/ou se manipulam vontades ,ou criam-se desejos a partir dos meios de comunicação que servem para atender as demandas do liberalismo econômico.A campanha eleitoral é espaço conquistado pela luta dos trabalhadores , que serve para a denúncia deste modelo velho, excludente e expirado sistema capitalista.

Por isso , nunca foi tão fácil como agora escolher um lado , em uma campanha eleitoral cada vez mais parecida com as da ditadura militar(MDB x ARENA) , eu fico ao lado dos interesses legítimos dos trabalhadores , que exigem mais do que migalhas e esmolas, eu fico com o VOTO NULO.
Leia também "Inútil e Subversivo" sobre o PT de 12 anos passados , em http://wallacecamargo.blogspot.com/2005_09_05_archive.html

11 outubro 2006

MORA NA FILOSOFIA.

http://www.robertodaserrinha.blogspot.com
Quem não gosta de samba , bom sujeito não é. Frase famosa (De Dorival Caimi) espalhada pela Bossa Nova que faz referência às suas raízes.O comportamento do nosso povo tem estas raizes fincadas no samba. É possível viajar pelo século XX através das composições de grandes mestres como Noel Rosa, Cartola ,Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Elton medeiros,Paulinho da Viola e tantos outros que me fizeram perceber melhor a História do Rio de Janeiro, as angústias dos humildes e a alegria nas coisas simples, como o encontro com o grande amigo, o papo sem compromisso e as soluções para os grandes problemas mundiais depois de dois copos(sou fraco nesse negócio). O universo paralelo do samba renasce em vários cantos o rio(mesmo sabendo que o samba não morre nunca), seduz a classe média e nos mostra que há esperança no ser humano.Paralelo pois é ignorado pela grande mídia , infectados pelo vírus da infantilidade e imbecialização da cultura de massa que promove a obsolescência das consciências , e como consequência, a alienação política , a insensibilidade dos seres humanos e a banalização da vida. Qual o que, veja só que maravilha está disponível na rede, uma página dedicada à Roberto Ribeiro, grande mestre "imperiano" e suburbano como o espírito deste povo, feliz ,apesar da vida de gado imposta às massas, desacreditada do seu potencial de mudança que há de renascer das entranhas, temperada pela batida habilidosa de um pandeiro.
http://www.robertodaserrinha.blogspot.com/

Leia também

SAMBA e CINEMA
http://wallacecamargo.blogspot.com/2005_09_25_wallacecamargo_archive.html

ZÉ KETI
http://wallacecamargo.blogspot.com/2005_11_15_wallacecamargo_archive.html