18 agosto 2007

À vossa excelência,senhor Sérgio Cabral !

Gostaria muito ,senhor governador de render-lhe uma homenagem. Sabem aqueles todos(4) que me Lêem que não costumo usar esta página para enaltecer figuras públicas da política, nem tão pouco promover ataques pessoais. No entanto suas nobres atitudes em seu governo, principalmente quanto à educação, me encheram os olhos. Sua nobre figura deve possuir uma acessoria de primeira classe, sem contar no faro político de vossa excrescência.
Pois ao prometer em sua campanha eleitoral,aos profissionais da educação do Rio de Janeiro, 60% de reposição salarial, categoria esta que não recebe nenhum reajuste há mais de 10 anos , o senhor claro, não cumpriu. Propôs 25% em dois anos, ou seja , cinco reais e quarenta centavos por mês! Obrigado governador! Meu coração de professor transborda de alegria por sua generosidade e pelo sério comprometimento de vossa excrescência com a educação deste Estado! Pois todos sabem, que o servidor público da educação lida diariamente com a população mais humilde e necessitada, e esta reposição de perdas salariais, vai ao encontro da melhoria da qualidade de ensino e satisfação total do nosso público. Agradeço muito pela rápida ação do senhor em cortar o ponto destes grevistas que reclamam de barriga cheia, pois possuem vencimentos mensais de 431,00 reais, mais do que o suficiente para sustentar várias famílias.
Não poderia deixar de agradecer também por esta proposta ser a mesma para a área da saúde e segurança, pois juntando estas três atividades, vemos que estas não possuem importância alguma, perto das prioridades de seu glorioso governo. Não poderia esquecer de agradecer-lhe com todo o fervor pelo corte de 35 milhões das verbas da UERJ(Universidade do Estado do Rio de Janeiro), pois este vai proporcionar um avanço gigantesco nas áreas de pesquisa e graduação.
Tanto se fala na necessidade de investimento em educação nos dias de hoje , pois é a primeira alavanca para o desenvolvimento econômico e justiça social, que o senhor não pestanejou, e logo viu, como estadista que é, que este é o caminho certo para uma carreira brilhante na política. A revolta de professores, médicos , policiais civís e militares, não se justificam, pois sabemos que todos estes tem um lugar especial em seu nobre coração!
Gostaria de usar da música, arte das mais nobres da humanidade, para fechar esta homenagem à quem tanto tem feito pela igualdade social neste Estado, uma lembrança em nome de toda população humilde deste lugar, alunos em especial, pois agora o governo de vossa excrescência engrenou de vez!

Estão nas mangas dos Senhores Ministros
Nas capas dos Senhores Magistrados
Nas golas dos Senhores Deputados
Nos fundilhos dos Senhores Vereadores
Nas perucas dos Senhores Senadores
Senhores! Senhores! Senhores! Minha Senhora! Senhores! Senhores!
Filha da Puta! Bandido! Corrupto! Ladrão!
Sorrindo para a câmera sem saber que estamos vendo
Chorando que dá pena
Quando sabem que estão em cena
Sorrindo para as câmeras sem saber que são filmados
O sol um dia ainda vai nascer Quadrado
Isso não prova nada! Sob pressão da opinião pública
É que não haveremos de tomar nenhuma decisão!
Vamos esperar que tudo caia no esquecimento Aí então... Faça-se a justiça!
Vamos arrumar vossas acomodações, Excelência.
Filha da Puta! Senhores! Corrupto! Senhores! Bandido! Senhores! Ladrão!
(Vossa Excelência -Titãs)

14 agosto 2007

Crise da Democracia representativa.



Uma página com mais de três dezenas de artigos sobre o tema, a crise da Democracia representativa, e por que não dizer, a crise da mais sofisticada forma de controle social?

Aonde irá a Democracia nascida na Grécia, já excludente, passando pelas tradicionais adaptações liberais, hoje o neoliberalismo inventou a Democracia sem Estado, onde as responsabilidades deste são unicamente o de promover programas de integração ao mercado. Será a morte da Cidadania? ou a submissão deste valor ao monstro-mercado ? Hoje ser cidadão ,segundo as ações do Estado e a veiculação da mídia, não passa por tão somente se tornar consumidor ou produtor, como diz Evelina Dagnino(que não está presente na seleção).

Autores como Eduardo Galeano, José saramago e muitos outros trazem ao debate, o que a grande mídia esconde, o esgotamento do capitalismo e da Democracia liberal como alternativa à solução dos problemas mais básicos da humanidade. Ou será que existe alternativa dentro da perverssão capitalista-global?


Acesse e tire suas próprias conclusões no sítio do Le Monde: