25 outubro 2008

PMDB e PERPETUAÇÃO NO PODER.

Não consigo ver os acontecimentos políticos pelo prisma do fato presente.É preciso buscar suas origens e seu desenvolvimento.

Ao pensar no PMDB não consigo me esquecer que este partido se encontra no poder desde 1986(Sarney),início da redemocratização,depois de ser uma oposição comportada e consentida pela ditadura militar.

Uma das razões por estar no poder por tanto tempo é o fato de ter absorvido durante os anos de chumbo partidos e correntes stalinistas, como o MR8 e o Pc do B, que tem em sua tradição a característica do aparelhamento e uso da máquina estatal,o clientelismo, com a utilização de cargos públicos para a capilarização e espalhamento das ações políticas que lhe dêem legitimidade e votos.E o PMDB consegue se utilizar muito bem desta herança, associada às velhas práticas coronelistas de centralização, este partido político é o que se chama de "saco de gatos", abrigando milhares de projetos pessoais escusos:fazem do cargo público o tranpolim para o enriquecimento privado, tanto dos seus integrantes quanto das grandes empresas que se utilizam do Estado para a obtenção de privilégios e o consequente enriquecimento.

Você meu nobre, pode dizer que estou sendo injusto, pois as características citadas pertencem à todas as agremiações presentes no Brasil, e que estas desqualificações serviriam para caracterizar tanto o PT de hoje quanto o DEM-PFL-PDS.É verdade, estas roupas também servem aos outros, porém, esta agremiação(PMDB)conseguiu pertencer a todos os governos centrais desde o final da ditadura, no mínimo, cedendo seus desvalorozos quadros políticos a um governinho ou outro.

Os problemas do Brasil tem raízes estruturais, fundadas no capitalismo internacional que se desenvolveu no século XIX e se aprofunda com a Globalização de mercados, no entanto, não podemos desprezar os elementos culturais da superestrutura política deste país, o qual é comandado pelo "projeto" polítco deste partido.

No Rio de Janeiro atual, de Chagas Freitas à Sérgio Cabral e Paes, passando por Moreira Franco, Garotinho e sua Rosinha, podemos perceber o quanto nós cariocas nos tornamos óleo para a máquina de promoção e de credenciamento político de figuras obscuras.

As máquinas do estado e de municípios trabalham cotidianamente no desenvolvimento do personalismo político destas figuras, de pretenções larguíssimas, destes que se utilizam das tetas do que é público para a obtenção do néctar da perpetuação no poder.

Embora não acredite que eleições possam mudar o estado de coisas, através de um modelo viciado de democracia, acredito que se não abrirmos os "olhos históricos", as coisas podem piorar ainda mais.Só a auto-organização dos trabalhadores pode mudar a vida dos mesmos, mas o direito ao voto foi arrancado por nós com muita luta e desprezá-lo não é algo que se possa fazer.

3 comentários:

Pedro disse...

O poder tem que ser do povo, da maioria. Esse modelo de democracia faliu! Temos que lutar por uma democracia participativa, uma gestão participativa. Temos que lutar para que as comunidades em conjunto com os profissionais da educação, saúde, transporte, gerenciem os aparelhos estatais (escolas, hospitais e etc.). Temos que lutar para que os trabalhadores tenham voz e voto nos orçamentos, principalmente os municipais. Lutar pelo direito a participação nos lucros das empresas, pela diminuição da carga horária de trabalho, pela reforma agrária, pela responsabilidade social das empresas com o emprego. Mas sobretudo, lutar por uma educação de qualidade para a criação de novos valores que, independente de serem capitalistas ou não, que sejam mais humanos.

um abraço,
Pedro Bras

Anônimo disse...

#FORA CABRAL!

Kayyat disse...

Fala mestre...não sabia que tinha um blgo...passe a saber que ganhou um fã e amigo blogueiro apesar da minha vertente ser outra e ter abandonado um pouco...com relação ao post é complicado falar, basta ter um pouco de conhecimento ou bom senso para saber do tamanho poder exercido e cultuado a anos pelo PMDB...o grande porém é o ´´olho-histórico´´, para muitos o problema se ´´apaga´´ com uma tv nova ou um parque novo no local, quando a raiz ´´está´´ podre, somente o povo pode mudar, agora o ´´como´´ é outro fator complicado, sem escola é mais fácil formar um cidadão sem opinião, mas esse é meu ponto de vista. Eu gosto muito do PSOL, não como o super-herói da nação, e talvez pura e simplesmente por pensamentos, ideologias parecidas, sería importante pra mim saber sua opinião e talvez ensinar um pouco mais de história não só para mim, afinal, não creio ser tarde demais para aprender...um grande abraço e de verdade com saudades das excelentes aulas!!!

Pablo Kayyat (ou Acurcio Rognoni)