Os olhos são a janela da alma,mas os sentidos enganam.Quantos somos os que olhamos mas não vemos.Este blog tem o objetivo de olhar o mundo com "outros olhos".O mundo comandado pelos olhos do poder não pode se sobrepor ao olhar dos humildes e daqueles que não se contentam com o olhar superficial das marionetes do sistema capitalista que hasteiam véus à frente dos olhos de todos.
19 novembro 2009
Uma crônica de fé ou Vai ser ecumênica assim lá em casa... E haja fé!
21 outubro 2009
Estado do Rio: Estado de calamidade.
03 outubro 2009
Silvio Rodriguez,Poeta das américas.
12 setembro 2009
PMDB e perpetuação no poder
08 setembro 2009
Polícia de Sérgio Cabral ataca professores.(CLIQUE NO TÍTULO E VEJA O VÍDEO)
Governador Sérgio Cabral coloca sua polícia contra os professores. Sindicato diz que há 11 feridos. O governador ataca direitos adquiridos dos profissionais da educação.
Assembléia da rede estadual decide manter a greve
Veja promessas de Cabral antes de ser eleito(Clique na imagem para aumentar):
30 agosto 2009
27 agosto 2009
PT: Ponto final.
Acompanhe historicamente como aconteceu a morte do PT enquanto alternativa de esquerda.Copie o endereço das antigas postagens e cole em seu navegador.
IDEOLOGIA: FALSA CONSCIÊNCIA
http://wallacecamargo.blogspot.com/2005_09_05_archive.html
ÉTICA DO SILENCIAMENTO DAS MAIORIAS
http://wallacecamargo.blogspot.com/2005_09_17_archive.html
LULA E RITA
http://wallacecamargo.blogspot.com/2005_10_02_archive.html
TERRA E LIBERDADE
http://wallacecamargo.blogspot.com/2006_07_29_archive.html
"Política,mentiras e videoteipe".
http://wallacecamargo.blogspot.com/2006_08_20_archive.html
LULA: De marginal a opressor.
http://wallacecamargo.blogspot.com/2006_09_10_archive.html
Nunca foi tão fácil escolher um lado.
http://wallacecamargo.blogspot.com/2006_10_27_archive.html
19 agosto 2009
FAUSTO WOLFF
COPIE EM SEU NAVEGADOR OU CLIQUE NO TÍTULO FAUSTO WOLFFF http://www.olobo.net/index.php?pg=colunistas&id=1075
14 agosto 2009
A morte da velha e esquecida senhora
RES-PÚBLICA QUE FEDE
30 julho 2009
Chandler Bing
Por Sr. Magoo
Oh sim,sim,sim!Quem acompanha os mirabolantes negócios virtuais não pode deixar de perceber a associação entre a Microsoft e o Yahoo em um site de procura chamado BING para concorrer com o poderoso GOOGLE. O Senhor Chandler Bing é quem está oculto neste negócio.Depois de se aproveitar dos Friends(seriado estadunidense) para acumular capital, este se lança em definitivo nas tramas virtuais com objetivo escuso de esvaziar o Google, esta entidade sem fins lucrativos que visa com seu trabalho financiar a revolução proletária.Pois estou de olhos bem abertos contra esta ação imperialista, e nada me impedirá de denunciar portentosa tramoia contra a organização operária mais bem sucedida da esquerda internacionalista!
Nos veremos em breve!
Novo colunista.
Oh sim, sim, sim! Pois então! Agradecido do convite feito por “OLHAR” ,grande veículo de comunicação de massa, venho aqui sem falta modestia dizer, que sou o melhor colunista que existe neste momento ,neste planeta. A minha visão contemporânea sobre a cultura POP é a mais abrangente, pois vivo intensamente a observar os absurdos da pós- modernidade, que significa em resumo que, tudo está posto e nada pode ser mudado. As visões de mundo estão estabelecidas definitivamente, seja na arte ou na política resta a nós, pobres mortais, aceitá-las. Não seria o caso deste órgão de comunicação mais acessado e visto do mundo ocidental que aceitaria este novo “consenso” que é a cultura neoliberal! Pois então vos digo, nobre leitor, que não serei eu a aceitar este papel de cordeiro do imperialismo ianque!
Sou reconhecido pela minha visão ampla, além dos sentidos, como preconizava Platão e estarei a serviço de toda conspiração que objetive destruir o edifício social capitalista, alicerçado em bases lamacentas, produtora de lixo cultural para consumo rápido.
Nos veremos em breve!
Nota do editor: Meus queridos leitores, fui chantageado por este senhor que ameaçou limpar as minhas contas nas ilhas cayman se não lhe permitisse o espaço para publicação de seus absurdos. Nada mais incoerente do que alguém reconhecidamente cego se tornar um "colunista" de um blog chamado "OLHAR". No entanto não posso ficar sem os rendimentos que esta página me permite, e que guardo fora do país, para a faculdade de minha filha. Por isso aquietemo-nos esperando com paciência que este louco se vá!
15 junho 2009
COTAS : Reparação,escravidão e modelo educacional.
Cotas sociais ou raciais são políticas afirmativas que buscam minimizar as desigualdades sociais. Embora não resolvam os problemas sociais, pois eles tem origem nos princípios do sistema capitalista, elas podem remediá-los.
Como é sabido, a abolição da escravidão no Brasil(1888) não permitiu a integração do negro ao mercado de trabalho assalariado em formação.
As teorias de “branqueamento” social (eugênicas) faziam às cabeças da intelectualidade do século XIX e , aliadas as necessidades de experiência na recente industrialização do século XX no Brasil, estimula-se a vinda de imigrantes para a formação inicial da classe operária brasileira, principalmente a imigração italiana.
Durante todo o século XX , as classes dominantes brasileiras não produziram políticas públicas e sociais que permitissem a integração da população negra ao mercado de trabalho e aos processos educacionais, as quais prevaleciam a idéia de que a formação universitária deveria ser de acesso exclusivo dos privilegiados economicamente, com intenção da formação de uma elite econômica branca.
Dados oficiais nos mostram um país racista. Negros com a mesma formação educacional de homens brancos ganham 37% a menos. Os postos de comando da classe dirigente, as universidades públicas contrastam sua cor com a da maioria da população brasileira, segundo o IBGE , somos 77% negros e mestiços, sendo o Brasil, o segundo país negro do mundo.
É certo que os critérios de raça biológica não existem, grande contribuição da microbiologia contra os ideais racistas que ainda vigoram por aí e também por aqui. Traços físicos mestiços de origem , nos permite a caracterização de um povo mestiço.
As cotas raciais são um bom remédio paliativo para o contraste gritante que descolore as universidades públicas brasileiras. Alguns inocentes reproduzem os valores hegemônicos individualistas e racistas ao dizerem que o critério da “meritocracia” foi deixado de lado quando se inauguram as cotas raciais e sociais. E aí eu pergunto, que mérito há em armazenar informações de recortes científicos de disciplinas escolares, baseando o ato de estudar em mera decoreba?
Nos tempos globalizados de hoje, as informações estão disponíveis a todos e a escola de qualidade , a do futuro, fará valer , a capacidade de reflexão e o desenvolvimento das capacidades críticas e criativas, capazes de estimular a autonomia da capacidade de pensar facilitando assim o desenvolvimento da cidadania plena .
A educação brasileira ainda está baseada na educação industrialista do século XIX. Cumpriu seu papel enquanto formadora de apertadores de parafuso, mas esta já não é mais nem mesmo a necessidade do mercado de trabalho, que por conta do avanço vertiginoso da tecnologia , precisa de mão-de-obra disponível a “aprender à aprender”, só para citar uma expressão de Paulo Freire, que sabia bem quais seriam as necessidades dos mercados de trabalho hoje pois dirigiu por tempos um dos chamados sistemas “S” da indústria brasileira.
O mercado exige pessoas preparadas para mudanças rápidas e profundas que se dão constantemente no modelo de produção de acumulação flexível e pós-industrial.
A humanidade clama pela construção de valores sólidos que permitam, juntamente com o avanço técnico-científico, o desenvolvimento da ética , dos princípios de solidariedade e consciência ambiental, valores este que não podem continuar abandonado pelo currículo escolar, como se faz hoje, onde o privilégio curricular está pautado no conhecimento historicamente acumulado.
A escola básica brasileira precisa das mudanças apontadas pelas LDB/1996 de educação e o modelo do ENEM(exame nacional de ensino médio) é resultado destas mudanças que demoram a acontecer e sofrem resistências, inclusive de nós mesmos educadores deste país.
Os educadores, somos formados em cursos de graduação que privilegiam o modelo educacional transmissor(por 4 ou cinco anos de graduação de bacharel) enquanto os cursos de licenciatura sofrem com a marginalização. Este modelo atende ao critério cientificista de formação educacional, que valoriza a associação direta e principal, entre universidade e mercado privado de trabalho.
Pesquisas da Universidade de Brasília e da UERJ demonstram a falácia do argumento de que aqueles que entram nas universidades por meio das cotas, não estariam preparados. O que se vê é o contrário, alunos que ingressaram por meio das cotas tem tido um rendimento igual ou superior aos que entraram pelos tradicionais vestibulares. Isto é fato e joga por terra os argumentos daqueles que acreditam ainda que este país permite à igualdade de acessos aos bens básicos para sobrevivência. Somos campeões mundiais em desigualdade social.
A luta da classe média hoje não deve mirar às classes desfavorecidas, mas deve cobrar do estado maior abertura de vagas nas universidades públicas ao invés de como faz o governo, que financia com dinheiro público(PROUNI) vagas em universidades privadas. Existem universidades particulares que são praticamente bancadas pelo dinheiro público. Por que não direcionar estas verbas para as universidades públicas?
Os argumentos daqueles que julgam a sociedade brasileira como justa, que permite acesso aos bens fundamentais a todos, cai por terra com os fatos apresentados. Cotas raciais e sociais são uma questão de justiça, por mais que não modifiquem a estrutura educacional brasileira, uma coisa não exclui a outra.
08 abril 2009
UTOPIA RIDÍCULA.
Catalizar intenções tímidas , rosnar contra o injusto,
moderar a divisão de iguais
na luta .
inverter as imagens para que pareçam
absurdas aos olhos comuns
Relembrar o fato para que se torne
artefato
Em uma "guerra", que de tão repetitiva
soa piegas para o senso comum.
Ridículas cores aos olhos formados pelo
preto e branco
Mas como disse Fernando Pessoa,
"As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas. "
31 janeiro 2009
ZIMBÁBUE
Reproduzo aqui uma mensagem que recebi do avazz.com .Aqueles que lutam por justiça e libertação, terão sempre disponíveis este espaço.
"Caros amigos, Quando os chefes de Estado africanos se reunirem neste domingo, eles serão saudados por uma multidão de grevistas de fome pedindo justiça e democracia no Zimbábue. Desmond Tutu, Graça Machel e centenas de outras pessoas se comprometeram a participar da greve de fome em solidariedade para com o povo do Zimbábue, cuja maior parte está lutando para sobreviver com apenas uma refeição por dia ou menos que isso. Essa forte demonstração de compromisso atraiu a atenção da mídia, pressionando os líderes a repudiar Mugabe e suas tentativas de se manter no poder. Agora é necessário que o mundo apoie essa luta. O ativista sul-africano Kumi Naidoo iniciou oito dias atrás uma greve de fome de 21 dias e gravou um vídeo com um apelo para que os membros da Avaaz em todo o mundo se juntem ao protesto, comprometendo-se a jejuar neste domingo, dia em que ele fará um pronunciamento na reunião de cúpula da União Africana sobre a crise no Zimbábue. Se milhares de nós aderirmos ao jejum coletivo, nossa mobilização dará força às palavras de Kumi Naidoo. Clique aqui para ver o vídeo e aderir ao jejum coletivo: http://www.avaaz.org/po/fast_
------------------------------
SOBRE A AVAAZ Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. |
30 janeiro 2009
ÓBVIO ULULANTE.
Ele dizia que a unanimidade é burra e concordo por meio desta crítica com ele.
É certo que sua paixão e sua parcialidade tricolor também prova que a informação jornalística sucumbe diante da magistral viagem da imaginação, pois esta pertence ao mundo da originalidade.É Óbvio ululante.
Compartilho com vocês este curta sobre a paixão dele, que é também a minha.
| |||||