07 abril 2010

AH! DESGRAÇADOS!

Velhas mazelas, antigas desculpas! Este PMDB que nos governa faz tempo, pode até nos dizer que a natureza se vinga das agressões produzidas pelos homens capitalistas à terra. Com chuvas em abundância, poderíamos até suportar a lagoa cheia ou o trânsito ruim.Pode-se até mesmo culpar as antigas administrações(com as mesmas origens partidárias). Mais as chuvas do século XXI não podem matar 100 pessoas e ficarem com toda a culpa sozinha em uma cidade que se faz apenas obras em períodos eleitorais.A cidade sem planejamento urbano, inchada por falta de reforma agrária sangra por falta de caráter de quem nos dirige. Quando assumimos um cargo público, assumimos os ativos e passivos. Portanto, trabalhem senhores do poder! Não fazem o mínimo que uma administração burguesa faz historicamente que é beneficiar os proprietários, cabendo aos despossuídos suas migalhas. Lembrando Bertolt Brecht exclamo: AH! DESGRAÇADOS!

"Ah! Desgraçados!

Um irmão é maltratado e vocês olham para o outro lado?
Grita de dor o ferido e vocês ficam calados?
A violência faz a ronda e escolhe a vítima,
e vocês dizem: "a mim ela está poupando, vamos fingir que não estamos olhando".
Mas que cidade?
Que espécie de gente é essa?
Quando campeia em uma cidade a injustiça,
é necessário que alguém se levante.
Não havendo quem se levante,
é preferível que em um grande incêndio,
toda cidade desapareça,
antes que a noite desça."

13 comentários:

Pedro disse...

Atualíssima poesia do teatrólogo!

Anônimo disse...

Lindo texto querido professor!

Cintia.

alinemontenegro disse...

Poema indignado para nos fazer refletir sobre as mazelas que assolam nossa cidade, nosso país. Tão antigo e tão atual... Que além de nos acordar para a realidade nos conduza à ação: ação solidária! ação cidadã!

Anônimo disse...

Ação política é o que esta faltando, o povo só se encherga como cidadão e solidário a algo, quando o povo perceber que além de ser cidadão ele tem de ser político, poderemos esperar um alvorecer digno aos cidadãos...
Daniel Costa

Anônimo disse...

Políticos do Rio são criminosos!
Enforcá-los todos nas tripas de cada um já!

Voto nulo!
Fora Cabral pinóquio!

Evandro disse...

Chega a ser cômico, se não fosse tão ruim a situação de um país sediar uma Copa do mundo, uma Olímpiada e um Pan-americano em menos de 20 anos, e ter mais de 100 mortos com uma chuva.

Anônimo disse...

Fico esperando vc escrever com ansiedade,com saudades de sua aula me apego nas suas raras escritas(porém lindamente poéticas e críticas).escreva com mais frequencia Wallace,nós merecemos.

beijo grande com saudades!

Daniele Costa salgado

Anônimo disse...

Dramático!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Belo blog wallace.

Luciana martins

Anônimo disse...

Atualissimo!

Anônimo disse...

Brecht sempre atual.

Rossana Bial.

Anônimo disse...

Saudades professor!

Luisa maia

Anônimo disse...

Te achei aqui meu lindo!Bonito blog wallace.
Lucia Martins