14 janeiro 2010

HAITI


ACOMPANHE O DIÁRIO DOS PESQUISADORES DA UNICAMP QUE ESTÃO NO HAITI:
  http://lacitadelle.wordpress.com/ 
 
Neste momento de extrema tristeza pelo terremoto que destruiu Porto Príncipe no Haiti devemos utilizar este momento para provocar  o sentimento de solidariedade mundial como nunca antes visto. Gastam-se bilhões na intervenção militar(O Brasil dirige esta intervenção há cinco anos) para a garantia das instituições e da ordem, sem que se tenha visto algum avanço na área social. 
 
Salários miseráveis(equivalente à 115 reais) e multinacionais do setor textil que auferem lucros fabulosos não permitiram nenhum passo a frente no estado de miséria que vive o povo deste país. 75% da população vive com menos de 2 dólares por dia e metade da população não recebe nem um dólar diário para sua sobrevivência.
 
A tragédia natural parece dar continuidade à tragédia capitalista-imperialista que esta nação sofre, desde à colonização, francesa , espanhola e estadunidense até as ditaduras da família Doc, a qual fecharam os olhos o mundo com relação a uma das mais cruéis ditaduras da História. Segue-se hoje a colonização por força das novas armas de dominação, a ordem econômica de manutenção da exploração do suor do povo. As ajudas humanitárias por parte das nações não podem ser menores do  que se gasta hoje para salvar o sistema financeiro( 25 trilhões de dólares). A ONU gastou nos cinco anos de ocupação militar do Haiti 3,5 bilhões de dólares e agora “oferece”10 milhões de dólares para a ajuda às vítimas. 
 
Devemos esperar destes acontecimentos uma inversão de prioridades, para que o ser humano esteja antes dos lucros, para que se crie uma cultura de verdadeira solidariedade que una povos à despeito de uma globalização que une o grande Capital no sentido de manter de pé, este caquético e contraditório sistema capitalista.

2 comentários:

Pedro Lima e Sousa disse...

Boa iluminação sobre os aspectos políticos escondidos também nos escombros das informações que recebemos da grande mídia.

Anônimo disse...

As notícias só me trazem mais desespero. Tanta pobreza em mundo rico e fértil.