07 janeiro 2011

A Avó grilo:O mito da dona da água





Esta é uma história que é contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que no principio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora. Neste vídeo, a história se atualiza e na sua viagem para lugar nenhum a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam e fazem com que ela faça a água cair apenas nos seus caminhões pipa. Então, eles vendem a água. O povo passa necessidade e sofre. A avózinha também sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar. Então….
Vale a pena ver essa beleza de desenho animado, que representa a poderosa luta dos povos originários contra a mercantilização da natureza.
A produção foi feita na Dinamarca, por The Animation Workshop, Nicobis, Escorzo, e pela Comunidade de Animadores Bolivianos. O trabalho de desenho foi realizado por oito animadores bolivianos, dirigido por um francês, com música da embaixadora da Bolívia na França, e a ajuda de um mexicano e uma alemã. Todo juntos na defesa dos recursos naturais.Elaine Tavares-Brasil de Fato

6 comentários:

Prof. Luisa disse...

lindo!Vou usar com meus alunos do fundamental.

Daniel Lamim disse...

Muito boa a analogia da luta do povo contra a exploração, pode-se dizer que essa avó grilo era como a liberdade de pegar na natureza tudo o que ela dispunha, que aos poucos foi tomada e privatizada ao longo dos tempos.

Anônimo disse...

Sensacional!Obrigado pela oportunidade de ver esta obra prima da sensibilidade.
Professor Castro

Anônimo disse...

Que beleza professor!

Anônimo disse...

Acho interessante a ligação feita entre as personagens, pois essa história contada milernarmente se passa para o atual. Exatamente pelo fato de que os recursos naturais estão agora sendo privatizados. Nós vemos a energia solar, um bem que não pode ser privatizado, é um dos fatores pelos quais não investem no desenvolvimento dessa energia, pois seria algo que bastava comprar, aplicar na casa e pronto. Energia para sempre.

By: David Alexander T.B. da Silva

Anônimo disse...

O capitalismo passa por cima de tudo e de todos como um rolo compressor.Seus textos Wallace,certamente interferem na forma de pensar das pessoas.




Martha