29 outubro 2011

"Manifestación".Diálogo com o quadro de Antonio Berni (1934).

Somos multidões no desamparo.Perspectivas de dignidade não é expressão que se possa dizer que o caminho do sistema ofereça.

Multidões com seus olhos lustrados de dor se acotovelam pelas migalhas que sobrem das mesas abastadas. Olhares com raiva, ”pois a raiva é coisa do homem, a fome é coisa do homem”, olhares de busca pela esperança ao céu se dirigem.

 Em momentos angustiantes de fome e desespero é melhor seguir o ascetismo, o abandono deste mundo que lhe tratou como mais um número nas estatísticas do desolamento. Às margens da festa somos multidões de gritos engolidos. Em planeta com tamanha abundância não é o destino nem os céus que nos condenaram a não participação como protagonistas neste cenário de inversão de prioridades.

Transformaram em selva o contrato social que não assinei, mas não foi a genética nem a falta do esforço que me condenaram. Os atrozes leões financeiros nos engolem como  cana de açúcar esmagada para o caldo. E somos tragados e digeridos pela máquina que nos desconsidera, como quem não valha à pena existir.

Haja Luz! Procurarei no templo  explicações que não obtenho para tanta irracionalidade e/ou acreditarei na minha força para romper o círculo vicioso dos horrores por ser ignorado. O trabalho faz parte das minhas preces, minha luta com os meus me libertará das argolas de ferro que envolvem meu pescoço, meu estômago e nossa consciência.

9 comentários:

Anônimo disse...

Lindo demais Wallace.Este quadro é impactante como todos que lá estão no Malba.Seu texto é de muita sensibilidade,parabéns!
Antônio soares

Anônimo disse...

Bravo!Bravo!Belíssimo texto ,belíssimo blog!

Anônimo disse...

Meus cumprimentos pelo blog inspirado que tens professor.

Professor luis Soares Castro

Bennevides disse...

Suas palavras muito bem colocadas em seus devidos lugares não-comuns são um bálsamo interessante para os nossos olhares cépticos de um mundo em confusão.Muito bom este olhar.

Anônimo disse...

Que saudade das suas aulas "Bichinho".Você interferiu em minhas escolhas e hoje,amo a Filosofia por sua culpa.rs,rs
Saudades,
Marcela Carvalho

Anônimo disse...

Parabéns meu irmão! É essa sensibilidade que nos alimenta a alma...Conserva-te esta revolução em seu interior e estarás alimentando o brilho em diversos olhares nossos! Um beijo saudoso no coração do irmão!
Fabíola.

Anônimo disse...

Lindo isto.Parabéns pelo blog.

Aline Lana disse...

Seu texto inflamado professor, fala aos meus sentidos.Não importa o tema.Gosto de visitar este blog.
Abraços.

Anônimo disse...

Que belo texto.Bela reflexão sobre a exclusão e o desespero da multidão.Pra mim é um clássico professor.O senhor está de parabéns.Espero que mais jovens possam passar por suas aulas.Sou de Porto Alegre,educadora da área da pedagogia,e lhe peço permissão para usar este e outros textos daqui em minhas aulas.No mais, satisfeitíssima em conhecer seu belo trabalho.

Ana Beatriz Levy