03 outubro 2017

A vida como obra de arte,a censura como morte.


A arte livre viola subjetividades, garante o debate sobre a cultura e a moral, desdenha do que foi naturalizado e banalizado.

Seja qual for o tipo de arte, os juízos de valor são submetidos a julgamento.

O caráter subversivo da arte não transforma sociedades, mas forja pessoas aptas para o pensamento autônomo e a fruição de subjetividades. A Arte impede o servilismo e a subserviência, liberta instintos vitais-criativos, promove o tensionamento com o mundo visto sob a ótica da Razão instrumental e cientificista.
São diversas as tentativas históricas de submissão da arte ao pobre moralismo religioso, às estruturas ideológicas dominantes, aos malfeitores dirigentes políticos que representam a aberração de um capitalismo que mata objetivamente e cria símbolos de morte em vida.Sistema este que condena bilhões à fome, condena à frustrações pessoais por não inclusão, ou a não obtenção de status sociais, constrói signos de submissão à ordem injusta estabelecida.

A política é o meio de libertação da opressão.Não a política institucional do liberalismo,mas a política que movimenta multidões para arrancarem seus grilhões.

A crise ética pós moderna que enfrentamos é resultado também do sufocamento da liberdade de criação e negação da apropriação da cultura pelos marginalizados,e isso é de responsabilidade da política liberal-capitalista,não culpa da arte.

Arte e Política são formas humanas de emancipação,de superação das explicações místicas que condenaram a humanidade à cega obediência do oportunismo dos "Donos do poder" econômico, de crítica aos tradicionalismos culturais(diferente de tradições culturais) que são ferramentas de reprodução de falsa consciência da realidade e manutenção da ordem perversa e desigual.

Lembro que mesmo o "realismo socialista" stalinista quisera submeter a arte livre ao rótulo de "mero desvio pequeno burguês", que recebeu resposta a altura de Breton e Trotski("Manifesto do surrealismo,por uma arte revolucionária e independente").
A arte em espaços privados possuem seus mecanismos regulatórios(as vezes não suficientes) para evitar a exposição de crianças.

O que dizer sobre os meios de comunicação de massa que expõem a obscenidade da farsa de um sistema que mata simbolicamente e concretamente?

A arte subverte a ordem  e atinge a moral e ética burguesas. Controles e patrulhas ideológicas(lembrando das personagens de Chico Buarque, onde os tribunais das  redes sociais confundem o "eu lírico" com o autor) submetem às consciências às lógicas empobrecedoras da consciência.
A arte livre é revolucionária, a barbárie tem outro nome: indústria cultural capitalista.

Nenhum comentário: