Pesquisa do Datafolha indica que 7%(14 de junho de 2019) dos entrevistados acreditam que a terra é plana.
A gravidade desta afirmação não está aparente.
Ela se esconde na negação das evidências, na negação de Newton, Einstein e Kepler, na negação da ciência e do conhecimento acumulado pela humanidade.
Esta é uma característica da chamada pós modernidade ao negar o passado,nego com ele o que foi construído como referencial de verdade e também como referencial ético. Se perco os referenciais de ação verdadeira, perco o referencial de moralidade.
Se por um lado a crise da modernidade deu vez e voz, mais voz do que vez,objetivamente,aos que sempre foram os condenados da terra, inclusive pela ciência do século XIX, legitimando ações políticas racistas e justificando o neocolonialismo, também perco princípios mínimos de sociabilidade e civilidade, incorrendo na crise das relações sociais, no individualismo, que são alguns elementos que nos permitem entender as crises nas interações sociais e o sectarismo que impede o diálogo.
É certo que o Iluminismo inaugurou parâmetros filosóficos aceitáveis universalmente, mas o capitalismo que caminha junto às afirmativas iluministas é o contraponto ético a qualquer aceitação da moralidade nas relações.
O que quero dizer é que o sistema econômico que se desenvolveu a partir da expansão do capital, das grandes navegações, das reformas protestantes,mercantilismo,renascimento cultural...(elementos da formação do Moderno), se mostra falido quanto a emancipação do Ser, às condições mínimas de sobrevivência material e chega à negação da própria vida se esta for uma “vida” vendedora de força de trabalho e não uma "vida" de proprietário.
É certo que a pós modernidade nos aflige por negar núcleos referenciais éticos universais, desconstruindo "verdades" aceitas, mas esta crise das "grandes narrativas" Modernas é a ponta de uma "crônica de uma morte anunciada", graças principalmente a um sistema que exclui da festa da riqueza a grande maioria dos sobreviventes do regime do capital.
A selvagem defesa do “terraplanismo” é a selvagem condição humana que o capitalismo produziu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário