17 setembro 2005

ÉTICA DO SILENCIAMENTO DAS MAIORIAS

Não podemos acreditar, como deseja a grande imprensa ,que a crise política por que passamos esteja fundada sobre os signos da ética e da moral. A crise têm origem política.No distanciamento do PT à pelo menos dez anos dos princípios que o fundaram.A bandeira da ética levantada pelo PT foi utilizada como subterfúgio, escondendo sua adaptação às regras do jogo democrático-liberal, sua confiança nas políticas neoliberais como estado mínimo, privatização,políticas compensatórias(herança do Estado de bem estar social), desoneração do grande capital econômico-financeiro ,seu afastamento das bases,sua burocratização e etc. Sempre pensei ,assim como muitos, que o PT seria a melhor saída para a burguesia nacional e oligarquias para sustentar sua continuidade no poder, com um verniz de esquerda e uma história com poucas contradições,este partido, compensaria o peso do neoliberalismo sobre os humildes e classe média com recursos disponíveis para o assitencialismo. Depois do plano de estabilização econômica, era preciso manter o controle sobre os movimentos sociais, garantir estabilidade política para não sobressaltar o fluxo de capitais e incomodar as instituições financeiras internacionais.A burguesia nacional se contentaria com as migalhas. Hoje setores importantes desta elite nacional estão insatisfeitos com a política econômica de Palocci, e se reeditou a disputa do governo FHC entre financeiristas e desenvolvimentistas, estes representados por Dirceu. Este frágil projeto não poderia mesmo sobreviver à grande dívida social que possui este país. Ostentamos números vergonhosos, que estatisticamente nos coloca muito atrás dos mais miseráveis países africanos e latino-americanos e mesmo os números econômicos defendidos pelo governo, como o crescimento econômico, ficam bem longe dos do México, Tigres asiáticos, Argentina, China e outros . Não podemos deixar de lembrar que o Capitalismo opera com picos de crescimento e de contenção, e este é o momento de grande euforia mundial do grande Capital, deixando os números de Lula ridicularizados.
O governo Lula é ético sim. Sua ética é aquela mesma defendida por todos os governos liberais que nos antecederam. Seu compromisso é com a manutenção do que está dado pela Globalização econômica selvagem e com a ética dos latifundiários(agronegócio é sua nova máscara) .

2 comentários:

joeyammons4643 disse...

i thought your blog was cool and i think you may like this cool Website. now just Click Here

G.. disse...

Você é o radical mas maneiro que existe. Gosto de ler o que você escreve mas prefiro ouvi-lo pessoalmente porque você transpira emoção!