16 outubro 2005

Encomenda

Todos que viajam para os EUA tem uma bagagem gigantesca na volta por causa das listas de compras de parentes e amigos.Pois é, minha cunhada vai para lá e eu lhe dei uma lista de antigas perguntas para ela me trazer as respostas dos especialistas da maior potência do mundo. A seguir as perguntas que foram formuladas por Eduardo Galeano: aos Geógrafos, por que se chama América este que é um dos continentes americanos?
Aos sociólogos,por que uma sociedade tão livre tem o maior número de presidiários do mundo?
Aos psicólogos, por que uma sociedade tão sã engole a metade dos psicofarmácos do mundo?
Aos médicos de dietas, por que o maior número de obesos no país que dita o cardápio dos demais países?
Aos estrategistas de política externa, se os senhores têm, aí pertinho, uma ilha onde estão à vista os horrores do inferno comunista, por que não organizam excursões ao invés de proibir viagens?
Aos signatários do tratado de livre comércio ,se agora está aberta a fronteira com o México, por que morre mais de um mexicano por dia querendo cruzá-la?
E aos especialistas em direitos trabalhistas, por que Mc Donald`s e Wal-Mart proíbem os sindicatos em todos os países onde operam?
Aos economistas, se a economia duplicou nos últimos vinte anos, por que a maioria dos trabalhadores ganha menos do que antes e trabalha mais horas?
Aos responsáveis pela saúde pública, por que proíbem que as pessoas fumem, enquanto fumam livremente os automóveis e as fábricas?
Ao general que dirige a guerra contra as drogas, por que as prisões estão cheias de drogados e vazias de banqueiros lavadores de narcodólares?
Aos diretores do FMI e do Banco Mundial, se este país tem a maior dívida externa do planeta, e deve mais que todos os países juntos, por que os senhores não o obrigam a cortar gastos públicos e eliminar subsídios, [como fazem com os latino-americanos em suas receitas] ?
Aos ambientalistas, por que os que aqui governam falam sempre no futuro do planeta, enquanto este país gera a maior parte da contaminação [poluentes] que está acabando com o futuro do mundo?
Aos cientistas políticos, por que os que aqui governam falam sempre em paz, enquanto este país vende a metade das armas de todas as guerras?
Veja lá cunhada, se você vai esquecer da minha encomenda.

Nenhum comentário: