14 dezembro 2010

Educação do Rio de Janeiro pede socorro!

De tanto quanto se falou sobre educação,não se pode esquecer que qualquer que seja a trasnformação(urgentemente necessária!) nesta área,passa necessariamente por uma mudança de postura do Estado para que a sociedade possa valorizar realmente sua importância.

A postura cínica de alardear mudanças sem que o professor ,mola mestra da educação,seja valorizado em seus salários,continuará deixando um saldo bastante negativo para os mais pobres.

O Rio de Janeiro tem as piores médias de avaliação do Brasil,só estando à frente do Piauí.Os baixos salários  da rede estadual fazem com que os professores tenham uma carga horária exaustiva,pois vão procurar à rede privada ou outras atividades para compor seus salários. 

Acompanhe aqui algumas postagens feitas através do twitter,o qual lhe convido a conferir diretamente.
                                   
     Acesse clicando aqui:   @wallacecamargo
  1. Qual o objetivo da escola prof. P.Freire?-A escola deve ensinar ao aluno a “aprender a ler o mundo”!
  2. Educar para a autonomia do refletir está muito distante do modelo cientificista/conteudista de disciplinas escolares.
  3. Analfabetismo funcional é a garantia de que tudo continuará como está.Sem autonomia do pensar não há mudanças.
  4. A escola brasileira deforma em vez de formar.Ela está à serviço da sanha por lucro do mercado.
  5. Ideologia,enquanto falsa consciência do real, e educação são duas faces da mesma moeda do projeto das classes dominantes.
  6. Paira no RJ o denso fedor da falsa consciência da realidade!
  7. “A cabeça do oprimido contém a cabeça do opressor”.Paulo Freire.
  8. Para Durkheim,a escola é ferramenta essencial p/ incorporação de valores e regras sociais.Para o bem ou p/ o mal.
  9. Não há debate sobre qualidade em educação que não passe pela valorização dos professores.Cabral é fascista ou “farsista”?
  10. Projeto de escola pública da classe dominante é para formar “apertadores de parfuso” em plena era das supertecnologias e microbiologia.
  11. Tímidos os projetos em políticas públicas em educação p/os próximos anos.Faz parte de estratégia de controle social da classe dominante.
12. Classe mérdia dá um Foda-se p/ raízes da violência e comemora criminalização da pobreza.SEM EDUCAÇÃO NÃO HAVERÁ PACIFICAÇÃO !

6 comentários:

Anônimo disse...

A luta continua...
Minha eterna solidariedade meu Mestre!Eternizada por décadas de descaso, a qualidade da educação pública aponta para o naufrágio da sociedade brasileira.
Beijos da ex aluna e colega Mariana.

Anônimo disse...

Sinto uma frustração muito grande caro colega.Tenho 20 anos prestados ao Estado do Rio de Janeiro por meio de minha atividade de educador e décadas atrás às críticas eram as mesmas e nada melhora.Esses que nos governam se instalaram no poder,e me parece que ficarão pra sempre,mudando de cargos,colaborando com outros governantes,seja como presidente da ALRJ ou como senador.Tudo quanto antes,as coisas só ficam piores.

Anônimo disse...

Se não acreditar em mudanças o que estarei fazendo em sala de aula?
Sigamos em frente lutando meus nobres!

Anônimo disse...

Caro professor!Não sei mais o que podemos fazer.Parece que a sociedade está estancada diante das barbaridades cometidas por nosso governador.Em dez anos como professor da rede,nunca vi tamanha mobilização de nossos colegas e também,tamanho cinismo daqueles poucos que continuam dando aula apesar de tanta indignidade deste governo.Espero ver dias melhores para educação!
saudação do colega Francisco Gálio

Anônimo disse...

Valeu meu eterno mestre.Continuo fiel ao seu blog e com saudades imensas das suas aulas.
Mil Beijos meu querido Mestre da sua eterna aula Mariana Santanna

Medeiros Júnior disse...

Ninguém faz nada para mudar isso,é um absurdo a forma que esse governo trata o funcionalismo.O fascismo está enrustido e aparece como farsa democrática.