19 dezembro 2011

Pré-fácil 2: "Os subterrâneos da liberdade."



Esta trilogia maravilhosa influenciou a minha visão de mundo quando a li na adolescência. Dividido em "Ásperos tempos" , "Agonia da noite" e "Luz no Túnel" , fala de parte da História do Brasil que expressa a espada feroz da ditadura do Estado Novo.

É um romance que te deixa sem ar pela narrativa, diálogos e o romantismo de abnegados militantes do antigo PCB na luta contra a repressão cruel do governo de Getúlio Vargas. Alguns críticos com mau humor, ou não tão bem intencionados ideologicamente, falam que os personagens são ingênuos, mas quem um dia não acreditou em uma utopia social e vive mergulhado no mundo do consumo e das banalidades nunca vai entender.

Muitos personagens bem construídos ao longo de centenas de páginas em aventuras fascinantes na luta pela liberdade e por uma sociedade mais justa.

Leituras errôneas, como a demonização dos trotskistas e o endeusamento de Stalin, fazem parte do imaginário militante de uma época onde a informação não circulava facilmente como nos dias de hoje.

 A mais importante mensagem para os dias de hoje é a da abnegação e a disponibilidade ao outro, algo que sucumbiu diante do individualismo  e competitividade espalhados pelo ideário neoliberal que se vive nos dias de hoje.

4 comentários:

Vozes da América disse...

Excelente dica, Camarada! Sigamos...
Abraços!

Anônimo disse...

É uma bela trilogia, sim. Disponível em e book, inclusive. Parabéns ao leitor atento, e ao curioso modo de compreender e explicar a importancia deste belo e necessário autor na vida de todos os brasileiros...
um abraço para o autor deste blog.
Fabíola Camargo.

Anônimo disse...

Beleza!Vou ler.Marcos

Anônimo disse...

Stalinista.Boa lembrança vc fez quanto à criminalização da esquerda socialista diante do antigo PCBÂO.


Luiza Marta Rodrigues