04 fevereiro 2012

Educação no Rio de Janeiro:Reino das sombras.


Mais um ano letivo se inicia na rede estadual do Rio de Janeiro, e quem pensa que vou dizer que os mesmos problemas se repetem certamente não se surpreenderá em ouvir que o caos se aprofunda.

Cinquenta escolas  fechadas,salas de aulas abarrotadas,perda de direitos históricos adquiridos por professores,falta de educadores em números assustadores,diminuição de carga horária em disciplinas,falta de funcionários(boa parte das escolas não possuem sequer um funcionário em suas secretarias),perseguição à líderes de base da categoria,professores em situação de disponibilidade em grande quantidade,visto terem perdido suas escolas que foram fechadas,diminuição do número de turmas, e o velho tema do pior salário do Brasil.Esperamos inclusive, a manipulação de dados por parte da secretaria de educação, para que de forma artificial,se "retire" o RJ da incômoda posição de penúltima colocação no ranking de qualidade (IDEB),em uma manobra política de fazer corar de vergonha o velho Maquiavel.

Quem conhece a "Alegoria da Caverna" do filósofo Platão,entenderá quando digo que o governador Cabral quer manter a população na escuridão do fundo da caverna,no "Reino das sombras",evitando que os mais pobres tenham acesso ao "mundo das ideias" enterrados nas sombras do senso comum da exclusão e ausência completa de cidadania.

Podemos até especular,e não é absurda a minha afirmação,de que o objetivo estratégico do governo é a privatização das escolas públicas do estado,embora já vejamos que no varejo,isso já esteja acontecendo quando se desmosta a rede pública de educação. 

Cabral,o "Senhor da escuridão", ficará na História e na memória da população carioca,como aquele que veio para destruir sonhos de inclusão, trabalho e dignidade para muitos.




 

2 comentários:

Anônimo disse...

Mestre!Acho incrível o fato de denúncias escabrozas não terem eco.Continuemos na árdua luta contra estes filhos da puta!
Abraços,
Leon Luis Silva.

Anônimo disse...

Cabral é o esgoto de um estado jogados aos ratos.Nunca vi alguém na política ser tão odioso.Saudades de voce e de suas aulas.Te amo!

Leidimar